sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Natureza Selvagem e Woodstock

No mês de comemoração de 40 anos do Festival de Woodstock (aguardem reportagem sobre), a primeira dica cinematográfica do blog é para o filme “Na Natureza Selvagem” de 2007. Não, antes que você imagine, o filme não é repleto de hippies, cigarros de maconha, LSD e elétricos riffs de guitarra. A relação com o memorável festival de 1969 é muito mais sutil e delicada. Essa relação está calcada principalmente na atitude e na desobediência das regras impostas pelo mundo moralista e capitalista no qual vivemos.

O longa, baseado em uma história real, conta a história do jovem americano Christopher J. McCandless, auto-intitulado Alexander Supertramp, que após concluir a faculdade, abandona a volumosa poupança no banco, o conforto de uma família rica e o futuro promissor para embarcar em uma viagem de buscas e descobertas pela América do Norte, desde de Atlanta até o destino final: Alasca.

Influenciado pelos escritores Tolstoi, Thoreau e Jack London, quem inspirou o movimento hippie. Chris encontra no dia-a-dia com a natureza, na abdicação do dinheiro e nos amigos que faz durante o trajeto, o verdadeiro e original sentido da vida e da felicidade. Longe do falso moralismo social, do comodismo, dos excessos, do consumo desesperado, da sociedade de personagens, do capitalismo, das regras dos pais e das mentiras.

Se nas décadas de 60 e 70, Jimi Hendrix, Janis Joplin e companhia foram até o limiar da vida, para mostrar ao mundo seus ideais de sexo, drogas, rock’n’roll, paz e amor como contraponto a intolerância, a guerra, e ao preconceito. Chris, na década de 90, faz o mesmo vivendo seus ideais de vida e contestando os métodos sociais que persistem até hoje. “Em vez de amor, dinheiro, fé, fama, equidade...me dê a verdade”, diz o protagonista.

No fundo, cabe a cada um de nós refletir, contestar, julgar e procurar meios para uma sociedade mais adequada e justa.

“Na Natureza Selvagem” recebeu duas indicações ao Oscar de 2008, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Edição. Na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2008 ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

A trilha sonora ficou a cargo de Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder, vocalista da banda grunge Pearl Jam. A canção “Guaranteed”, cantada por Vedder, ganhou o prêmio de Melhor Canção Original no Globo de Ouro de 2008.

O roteiro e a direção do projeto foram realizados pelo famoso ator Sean Pean, ganhador de dois Oscars de Melhor Ator, em 2003 com “Sobre Meninos e Lobos” , e em 2009 com “Milk, A Voz da Igualdade”.

O filme é inspirado no livro homônimo de Jon Krakauer.

Thiago Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário