quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Orquestra Imperial

Show comemora Ano da França no Br

Dias 03 e 04 de setembro, quinta e sexta feira. Essa foi à data escolhida para o show ícone, do ‘Ano da França no Brasil’. Com aptidão, a Orquestra Imperial - composta com 18 grandes músicos - comandou o show que iniciou às 21h00 no Teatro Paulo Autran, SESC Pinheiros.

O espetáculo homenageou Serge Gainsbourg, figura importante da cultura Francesa do século XX. Além de um tributo, o show deu o encerramento da exposição que acontecia no SESC Paulista “Gainsbourg Artista, Cantor, Poeta etc.”

Não por acaso Serge foi o escolhido para destaque do ‘Ano da França no Brasil’. É considerado um artista à frente de seu tempo, ocupando um lugar permanente na história da música para os franceses e de influência para todo o mundo. Deixou o legado de músico, pintor, ator e diretor de cinema.

O Espetáculo ‘Gainsbourg Imperial’ marca uma harmoniosa junção do Jazz e Reggae, das composições de Serge, com arranjos de Vannier e o suingue carioca da big band.

Sem esquecer claro, das participações que deram um gostinho todo especial. Eram eles, Caetano Veloso, Jane Birkin (cantora, atriz e ex esposa de Gainsbourg) e Jean Claude Vannier – que participou na regência, voz, piano e acordeon.

Com um elenco de peso entre os músicos, a procura do show foi grande, e fez com que os ingressos acabassem em aproximadamente 20 a 30 minutos em cada rede SESC. Com isso ao chegar no dia ao local do evento era visto pessoas aglomeradas, ainda com esperança de conseguir algum ingresso.

Para aqueles que puderam prestigiar o evento, se divertiram com musicalidade de primeira, cultura, e com um repertório todo especial dedicado aos 4 séculos de relações entre Brasil e França.

Sucessos musicais como- “Bonnie and Clyde”, “Harley Davidson”, “Comic Strip”, “Ballade de Melody Nelson” e “La Javanaise” – tornaram nas pessoas olhares fixos e atentos para os artistas que ali estavam. E um dos momentos de diversão e admiração aconteceu quando Caetano Veloso chamado ao palco cantou “Je Suis Venu Te Dire que Je m’en Vais” ao lado de Birkin.

O ano da França no Brasil ou como intitulado França.Br 2009 é um intercambio que proporciona aos brasileiros e também aos franceses – como aconteceu em 2005 com o Ano do Brasil na França- um estreitamento cultural. É a oportunidade de conhecer a França em seus vários aspectos, fazendo a mistura das diversidades culturais. E esse show, ficará como uma das atrações de renome dentre às várias proporcionadas até final de 2009.

Mariana Bernun

Um comentário:

  1. Um estreitamento cultural que portrás há interesses bem econômicos né rsrs
    mas está valendo, mais belo do que a Orquestra imperial não há...

    bjs!!

    Bom post!

    ResponderExcluir