sábado, 5 de setembro de 2009

50 anos de Casamento

O show marcado para às 21 horas começa com vinte minutos de atraso, mas isso não impede a vontade e a histeria do público. As emoções são evidentes em todos os detalhes. Sem dúvida, poucos artistas na história da música popular brasileira colecionam um público tão fiel e diversificado. No palco, o cantor grisalho é simpático, conta a história das músicas e toca todos os hits. Mas esse é o final da história. Permita-me começar de novo respeitando a “dinâmica” ordem do jornalismo atual.

São Paulo, zona sul, Santo Amaro, início da noite do dia 21 de agosto. Maria Aparecida Venâncio, mineira, 66, dona-de-casa, e João Preboir Venâncio, mineiro, 71, aposentado entram no carro em direção ao Ginásio do Ibirapuera. A programação do dia é diferente das novelas e dos rotineiros programas policiais de televisão.

O casal mudou-se para São Paulo em 1961, um ano após o matrimônio, à procura de trabalho e de melhores condições de vida. Hoje, após quase 50 anos de casamento e de residência na capital paulista, a família é composta também pelas duas filhas, Maria Efigênia e Eliana Basso, e três netos, Thiago, Vanessa e Lucas.

Pergunto à Maria Aparecida sobre o casamento e ela responde: “É muito bom estar casada, se eu puder, pretendo realizar uma grande festa de comemoração. Num casamento de 50 anos, existem momentos bons e momentos ruins, mas, se eu pudesse recomeçar, eu faria tudo exatamente igual”.

Esse é o primeiro show da vida deles, e a preparação começa horas antes do espetáculo. Maria Aparecida arruma o cabelo, se perfuma, experimenta uma, duas, três combinações de roupa. Por fim, decide ir com um sapato, uma calça social, uma camisa e um blazer. “Tenho que estar bonita para o Rei”, diz ela. João veste uma tradicional camisa branca, uma calça social preta e um sapato.

A família sai de casa e após meia hora de trajeto, estacionam o carro e entram no ginásio. Sentam-se nos respectivos locais H20 e H21 no anel superior. São 20h40, e aos poucos os lugares vazios são preenchidos.

Quando Roberto Carlos entra no palco, o ginásio inteiro delira. O show comemora os 50 anos da carreira do cantor, o artista brasileiro e latino-americano com a maior vendagem de álbuns no mundo, 120 milhões ao todo. Sucessos como “Emoções”, “Detalhes”, “Nossa Senhora”, “Lady Laura” são cantados em coro. Esse é o primeiro dos nove show realizados em São Paulo.

Após duas horas de espetáculo, as tradicionais rosas brancas e vermelhas são entregues à platéia. Roberto Carlos sai do palco. Visivelmente impressionada, Maria Aparecida declara: “Ele é um cantor completo. As músicas lembram minha infância e diversos momentos da minha vida”.

Em 50 anos de carreira, Roberto Carlos construiu um casamento com o público. Um casamento sustentado pela verdade, pelo respeito, pela fidelidade, pela fé e principalmente pelo amor, tema frequente nas letras.

Aos poucos o ginásio se esvazia. A euforia contamina as ruas. O casal se dirige ao carro. O show, naquela noite, pode ter acabado, mas ficam as fotos, as lembranças e as histórias para contar aos netos.

Thiago Luis

2 comentários:

  1. Thiago beleza? Roberto é sempre Reí e carrengando na costa a Jovem Guarda contigo e o Erasmo Carlos no Colo.Falaí pra Mariana dar uma olhada na caixa entrada e encontrar uma post feito sobre cidadão kane daquele dia que assistimos no cinema! lembra? Sou Thiago Murta

    ResponderExcluir
  2. Concordo, rei é rei, mesmo sem fazer algo diferente há um bom tempo ele ainda arranca gritos da galera.

    ResponderExcluir