quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jackson - O Rei do Ritmo

Destaque no Sesc Santo André, a exposição Jackson do Pandeiro traz para o ABC a vida e a obra de um dos ícones da música popular brasileira. A mostra inclui documentários, fotos e objetos de uso pessoal do próprio artista.

Considerado o rei do ritmo, Jackson misturava em suas músicas gêneros como frevo, marchinhas de carnaval, forró, baião e samba. Essa combinação fez dele um dos artistas brasileiros mais influentes na década de 50.

Para o programador da exposição, Rafael Spaca, um dos motivos da mostra é apresentar para as novas gerações um pouco da origem e da história da música brasileira.

"O caráter desse projeto é educativo também, não é um show, tem todo um contexto. Então a nossa idéia era essa, mostrar para as pessoas que às vezes a pessoa gosta do forró, mas gosta daquele forró universitário, não conhece o forró que o Jackson do Pandeiro ajudou a criar. Então é mostrar essa história da música, é legal ouvir, é legal dançar, mas é importante também conhecer a história que dela fazemos parte, e o Jackson é um dos caras que fizeram essa história", contou Spaca.

Músicas como Chiclete com Banana e Sebastiana estão entre as mais famosas da obra desse artista que até hoje é apontado como uma referência musical de ícones como Gillberto Gil, Zé ramalho e Fagner.

Para a aposentada e visitante da exposição, Cândida de Fátima, 60 anos, músicas como a Jackson fazem falta pelo ritmo e pela simplicidade das letras:

"Eu sinto muito falta de música brasileira boa como daquela época, e que tem raízes, eu gostava bastante", comentou Fátima.

A exposição gratuita segue até o dia 21 de maio no Sesc Santo André. Para mais informações acesse o site: www.sescsp.org.br.

Ouça abaixo a matéria em formato de radiojornal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário